quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Avatar

Saiba qual o homem mais poderoso do mundo

O presidente americano Barack Obama não perdeu "apenas" o controle de seu Congresso esta semana. Ele também perdeu para o líder russo Vladimir Putin o posto de homem mais poderoso do mundo em 2014, segundo um ranking de 72 personalidades elaborado pela revista "Forbes", divulgado nesta quarta-feira. O americano teve que se contentar com o segundo lugar da lista.
"Em 2014, o presidente russo exibiu sua força em nível mundial anexando a Crimeia, colocando em cena uma guerra subsidiária na Ucrânia e assinando um acordo com a China para construir um gasoduto de mais de 70 bilhões de dólares", justificou a "Forbes".
Em 2013, Putin já havia tirado Obama do topo da lista, que teve sua sexta edição divulgada este ano. Obama esteve no topo da lista em todos os outros anos, com exceção de 2010, quando Hu Jintao, o ex-líder político e militar da China, encabeçou o ranking. Enquanto a influênica do presidente russo se solidifica, Obama sofreu, nesta terça-feira uma derrota histórica nas eleições americanas de meio de mandato, chamadas de "midterms". Como resultado, ele provavelmente governará seus dois últimos anos na Casa Branca com um Congresso de maioria republicana.
Depois de Putin e Obama, aparecem na lista da Forbes o presidente chinês Xi Jinping, em terceiro lugar; o Papa Francisco, em quarto; e a chanceler alemã Angela Merkel, em quinto.

Entre os dez primeiros colocados se encontram ainda a presidente do Fed, o Sistema de Reserva Federal dos Estados Unidos, Janet Yellen (6ª); seu homólogo do Banco Central Europeu (BCE), o fundador da Microsoft, Bill Gates (7°); o italiano Mario Dragui (8º); e os criadores do Google, Larry Page e Sergey Brin.
Segundo a agência O Globo, a lista é baseada numa votação dos editores da Forbes, que, para selecionar as 72 pessoas entre os 7,2 bilhões de habitantes do mundo, consideram critérios como recursos financeiros sob seu controle, o número de pessoas que as personalidades impactam, como utilizam seu poder para mudar o mundo e se têm influência em mais de uma esfera.
MULHERES EM ASCENSÃO
Entre as doze novas caras presentes do ranking de 2014 estão o primeiro-ministro indiano Narendra Modi (15º), o presidente da companhia Alibaba e homem mais rico da China, Jack Ma (30º), e o "califa" do grupo jihadista Estado Islámico (EI), Abu Bakr al-Baghdadi (54º). Embora os Estados Unidos sejam o país com mais nomes na lista (26), a revista destaca a presença de 19 pessoas da região Ásia-Pacífico, incluindo seis empresários.
O ranking deste ano tem o mesmo número de mulheres que em 2013 (nove), que representam apenas 12% das pessoas mais poderosas do mundo. O percentual marca um grande contraste, já que as mulheres correspondem a 50% da população mundial. Em 2009, a lista da "Forbes" tinha somente três mulheres. Porém, pela primeira vez, duas mulheres, Merkel e Yellen, chegaram ao top dez.
A presidente brasileira Dilma Rousseff também aparece no ranking, em 31º lugar, à frente do bilionário Ruper Murdoch e da diretora do FMI, Christine Lagarde. Apesar de ainda bem colocada, a governante sofreu uma grande queda, em comparação com a lista do ano anterior, em que aparecia na 20ª posição.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇAM SEUS COMENTÁRIOS E AGUARDEM PUBLICAÇÃO: