sábado, 22 de novembro de 2014

Avatar

Vasco é 1º grande a subir sem título e gera desconfiança

Durou exatamente 349 dias o martírio do Vasco da Gama na Série B do Campeonato Brasileiro. Rebaixado em 8 de dezembro de 2013 com a derrota para o Atlético-PR em polêmico jogo que teve confronto violento entre torcedores, que quase gerou o cancelamento do duelo, o time cruzmaltino subiu à primeira divisão neste sábado (22). 

O acesso veio com a cara do que foi a equipe ao longo do ano: decepcionante empate com o rebaixado Icasa por 1 a 1 no lotado Maracanã. Apesar da (pouca) festa pela promoção, os cariocas têm muito a pensar e trabalhar para o próximo ano. 

O festejo pelo retorno do Vasco foi diminuto no Maracanã. A equipe alvinegra bateu uma marca negativa nesta Série B, competição na qual teve mais dificuldades do que o esperado. Com o terceiro lugar garantido, os vascaínos se tornam o primeiro time dos chamados grandes do Brasil a cair para a Série B e não subir no ano seguinte com o título desde o início dos pontos corridos na elite. 

Segundo o Jornal do Brasil, a única equipe dos grandes brasileiros rebaixada ao segundo escalão e que retornou sem o título até então foi o Botafogo, em 2003. No entanto, no mesmo ano, o Palmeiras estava na segunda divisão e conquistou o acesso com o troféu, deixando os cariocas com o vice. 

Desde então, Grêmio, Atlético-MG, Corinthians, o próprio Vasco e novamente o Palmeiras foram promovidos com a taça, entre os gigantes do Brasil – Coritiba também chegou a cair duas vezes e em ambas voltou com o título. Vale lembrar que, antes do início dos pontos corridos, já houve mico maior no futebol brasileiro, também de um time do Rio de Janeiro. 

O Fluminense, rebaixado na Série A em 1996 – quando permaneceu graças a uma virada de mesa – e novamente no ano de 1997, apenas não conseguiu o título na Série B, como foi rebaixado para a Série C em 1998. Na terceira divisão, aí sim conseguiu ser campeão e contou novamente com o “tapetão” para ser promovido à primeira divisão sem disputar a segunda no ano seguinte.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇAM SEUS COMENTÁRIOS E AGUARDEM PUBLICAÇÃO: