terça-feira, 23 de dezembro de 2014

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"È preciso desburocratizar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)", descreve radialista

"Eu quero escrever sobre um episódio ocorrido na tarde desta segunda-feira (22), em que estive envolvido, e antes de qualquer coisa, deixo claro o meu respeito para com os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu. São extremamente capacitados, competentes.
Pois bem, na tarde desta segunda-feira (22), voltava de Natal com familiares quando me deparei com um acidente do tipo capotamento. O local exato, é a curva antes da curva da indústria Agua Santa Cruz, entre Cruzeta e São José do Seridó. Uma caminhonete pertencente a Secretaria Estadual de Saúde, tinha capotado várias vezes, provavelmente por causa de um pneu estourado.
Dentro do carro estava um dos passageiros identificado como José Wilson de Sá, visitador sanitário, lotado na Subcoordenadoria de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (SIEC) da Sesap. Os outros ocupantes tinha saído do carro acidentado. O motorista, Cleber e duas mulheres, uma delas identificada como Záira. Eles tiveram escoriações leves pelo corpo. O senhor José Wilson, tinha dilaceração no braço direito e tinha sofrido pancada forte na cabeça. Sua respiração era ofegante e tinha sangue saindo pelo nariz e boca. Um popular abriu a porta que estava pressionando a cabeça da vítima. José Wilson tinha a cabeça inclinada para o lado direito e aparentava ter sofrido pancada forte que lhe atingira o pescoço.
Eu, tentei ligar para o Samu e não consegui. Perguntei a outras pessoas que estavam no local, e tinha muita gente “curiando”. Alguma pessoa ligou para a  Polícia Militar de São José do Seridó que acionou uma ambulância da Saúde daquela cidade. O visitador sanitário, José Wilson, foi socorrido para o Hospital Regional de Caicó, juntamente com o motorista Cleber. Lá, já estava as duas mulheres que socorri.
Em conversa rápida com o motorista, Cleber, ele disse que provavelmente o pneu do carro estourou e perdeu o controle. O carro rodopiou na pista e depois capotou cerca de três vezes.
Com as duas vitimas que socorri, quando cheguei em Caicó, passei na base do Samu, que fica na zona norte da cidade. Lá, encontrei dois dos profissionais. Eles pediram para ligarmos pra central de regulação do órgão, o que foi feito. Somente depois desse contato é que poderiam sair para atender a ocorrência. Assim foi feito. A ambulância foi ao local, mas, as vítimas já tinham sido socorridas.

Disse em uma comunidade de watsapp que participo que se faz necessária uma desburocratização do funcionamento do Samu. A Central de Regulação para o serviço de Caicó e região funciona em Natal. Minutos preciosos são perdidos na ligação que se faz. É o que penso. Repito: acho o trabalho dos profissionais do Samu, perfeito. São equipes altamente qualificadas. A agilidade seria ainda maior se alguns pontos fossem resolvidos pela gestão estadual." Opinou o radialista Sidney Silva.

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2 comentários:

  1. Aqui em Caicó mesmo, é pelo menos uma média de 40 minutos para eles chegarem após a ligação.

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  2. Verdade. Sou policial e diante de acidentes que nos deparamos aciono primeiro os bonbeiros, por sei que são bem objetivos no atendimento e mais rápidos. A sistematica do SAMU dificulta os trotes, mas também dificulta um atendimento rápido.

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