sábado, 6 de dezembro de 2014

Avatar

Governo realiza Seminário de Avaliação do RN Sustentável com Banco Mundial e Equipe de Transição

Nos dias 08 e 09 de dezembro, a partir das 8h, será realizado na Escola de Governo o 1º Seminário de Avaliação do Projeto RN Sustentável. O evento contará com a presença da Governadora Rosalba Ciarlini, do Governador eleito Robinson Faria, do Coordenador de Operações do Banco Mundial para o Brasil, Bóris Utria e da Gerente do Banco Mundial, Fátima Amazonas – responsável por acompanhar o RN Sustentável.

Durante o Seminário haverá três Painéis Temáticos, onde consultores e técnicos do RN Sustentável terão a oportunidade de interagir com o público para apresentar os resultados alcançados no primeiro ano de implementação do Projeto. Cada Painel contará com a participação de palestrantes convidados para discutir temas relacionados com as intervenções do RN Sustentável. Na solenidade de abertura haverá a assinatura do Termo de Compromisso entre o Governo do Estado e a UFRN para iniciar os estudos de viabilidade do 1º Parque Tecnológico do Rio Grande do Norte.

O primeiro Painel terá como tema “Desafios da Gestão Estadual: uma abordagem para resultados”, onde o palestrante será o economista, Diretor Presidente e fundador da Macroplan, Cláudio Porto, consultor há mais de 40 anos em estratégia e gestão para instituições públicas e privadas. O reitor da UERN, Pedro Fernandes, participará do segundo Painel ao lado de especialistas do Banco Mundial da área de educação, discutindo como a melhoria dos serviços públicos contribui para o desenvolvimento humano.

O terceiro Painel tem como temática a promoção do desenvolvimento regional sustentável e o combate à pobreza. Uma das palestrantes convidadas é Ednalva Belo, presidente da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Parelhas (RN), que foi selecionada para receber investimentos do RN Sustentável. Ednalva falará sobre a sua experiência de vida de transformação social, discutindo a importância da gestão de resíduos para a vida cotidiana.

O Painel sobre desenvolvimento regional contará ainda com a presença de representantes de dois Ministérios. O Diretor do Departamento de Bacias Hidrográficas do Ministério do Meio Ambiente e Coordenador do Plano Nacional de Combate à Desertificação, Francisco Campello, irá discutir a necessidade de parcerias nas ações de combate à desertificação e mitigação dos efeitos da seca no Rio Grande do Norte. Já o Delegado do Ministério de Desenvolvimento Agrário no RN, Raimundo Costa, abordará o tema “Políticas de Desenvolvimento Territorial: a contribuição da agricultura familiar”. Para finalizar o primeiro dia do Seminário, a Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Solidário de Caicó, Ana Aline Morais, tratará sobre o papel dos Conselhos para a descentralização e o controle social das políticas públicas.

No segundo dia do Seminário (09/12) acontecerá a assinatura do contrato entre Governo do Estado e a empresa Deloitte para a realização da Auditoria na Folha de Pagamento do Estado, intervenção financiada pela RN Sustentável. Na terça-feira haverá ainda a palestra do psicólogo e consultor em economia criativa, Lucas Foster, Fundador e Diretor da ProjectHub. Foster foi o idealizador do Prêmio Brasil Criativo, principal iniciativa do Ministério da Cultura para o reconhecimento e valorização da criatividade, e abordará como ser criativo no serviço público.
A programação prevê ainda a apresentação das ações realizadas em cada área de atuação do Projeto (desenvolvimento regional, melhoria dos serviços públicos, melhoria da gestão pública), lições aprendidas no primeiro ano de implementação, desafios, e o Plano Operativo para 2015. Os gerentes setoriais do Projeto irão interagir com os palestrantes para discutir as principais ações realizadas em 2014.

PROGRAMAÇÃO

CONVITE
Seminário de Avaliação do 1O ano de Implementação do Projeto RN Sustentável
O Governo do Estado do Rio Grande do Norte tem a honra de convidá-lo (a) para o Seminário de Avaliação do 1o ano d Implementação do Projeto RN Sustentável, a ser realizado nos dias 8 e 9 de dezembro na Escola de Governo. O Seminário irá contar com a presença de gestores e técnicos que participam da execução do Projeto, consultores do Banco Mundial e representantes de instituições parceiras.
Endereço: Centro Administrativo do Estado do RN
BR 101, KM 0, Lagoa Nova, Natal/RN

PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO
08.12 – SEGUNDA-FEIRA
8h – Recepção dos convidados
8h30 – Coffee break e visita à Exposição fotográfica sobre a implementação e ações do Projeto RN Sustentável
9h – ABERTURA: Mensagem de boas vindas
·         Rosalba Ciarlini – Governadora do Rio Grande do Norte
·         Boris Utria – Diretor de Operações do Banco Mundial
·         Obery Rodrigues – Secretário de Estado do Planejamento e das Finanças e Coordenador do RN Sustentável
09h20 – Assinatura do Termo de Cooperação entre o Governo do Estado e a UFRN para viabilizar o 1º Parque Tecnológico do Rio Grande do Norte
9h30 às 11h
PAINEL TEMÁTICO 1 – Desafios da Gestão Estadual: uma abordagem para resultados
Objetivo: Apresentar e debater as lições aprendidas e os resultados alcançados na implementação do Componente de Melhoria da Gestão do Setor Público
Mediador: Breno Roos (Economista e Coordenador de Planejamento do RN Sustentável)
Debatedores: Américo Maia (Coordenador de Planejamento da SEPLAN) e Anna Cláudia Nobre (Gerente UES SEARH)
Palestrante: Cláudio Porto (Diretor Presidente da Macroplan)
Ø  15 minutos para debate aberto à plenária


11h às 12h30
PAINEL TEMÁTICO 2 – A Melhoria dos Serviços Públicos para o desenvolvimento humano
Objetivo: Apresentar e debater as lições aprendidas e os resultados alcançados na implementação do Componente Melhoria dos Serviços Públicos
Mediadora: André Loureiro e Madalena Santos (Especialistas em educação do Banco Mundial)
Debatedores: Ana Beatriz Petta (Gerente UES SESAP), Jailma Carvalho (Gerente UES SEEC) e Valéria Costa (Gerente UES SESED)
Palestrante: Pedro Fernandes (Reitor da UERN)
Ø  15 minutos para debate aberto à plenária

12h30 – ALMOÇO
14h às 17h
PAINEL TEMÁTICO 3 – A importância de ações integradas para a promoção do desenvolvimento regional sustentável e combate à pobreza
Objetivo: Apresentar e debater as lições aprendidas e os resultados alcançados na implementação do Componente de Desenvolvimento Regional Sustentável
Mediadora: Ana Cristina Guedes (Gerente Executiva do RN Sustentável)
Debatedores: Fabiano Lima (Gerente UES SAPE), Gerardo Guará (Gerente UES SETHAS), Solange Portela (Gerente UES SETUR), Otávio Santiago (Gerente UES DER) e Irani Santos (Gerente UES SEDEC)
Palestras (20 minutos cada + 10 minutos para debate aberto à plenária)
Material reciclável e uma nova expectativa de vida
·         Palestrante: Ednalva Belo da Silva (Parelhas/RN)
Perspectivas para as ações de combate à desertificação no RN
·         Palestrante: Francisco Campelo (Diretor do Departamento de Revitalização das Bacias Hidrográficas e Coordenador do Plano Nacional de Combate à desertificação do MMA)
Políticas de desenvolvimento territorial: a contribuição da agricultura familiar
·         Palestrante: Raimundo Costa (Delegado do MDA/DFDA/RN)
O papel dos Conselhos Municipais para a descentralização e o controle social das políticas públicas
·         Palestrante: Ana Aline Morais - Presidente do Conselho Municipal de Caicó

17h – Debate e Considerações Finais
17h30 – ENCERRAMENTO

09.12 – TERÇA-FEIRA
8h30 – Recepção dos convidados
9h – ABERTURA
·         Ana Cristina Guedes (Gerente Executiva do RN Sustentável)
·         Fátima Amazonas (Gerente do Projeto pelo Banco Mundial)

·         09h30 – Assinatura do Contrato entre Governo do Estado e a Deloitte para a realização da Auditoria na Folha de Pagamento do Estado.

9h30 – Vídeo do RN Sustentável
10h – Coffee break
10h30 – Palestra
·         Tema: “Criatividade e empreendedorismo no setor público”
·         Palestrante: Lucas Foster (Psicólogo e consultor em economia criativa e desenvolvimento)
11h15 – Apresentação do Plano Operativo Anual 2015 e do Relatório de Progresso 2013-2014
·         Expositora: Ana Cristina Guedes (Gerente Executiva do RN Sustentável)
12h15 – Considerações Finais
·         Fátima Amazonas (Gerente do Projeto pelo Banco Mundial)
12h30 – ALMOÇO
13h30 – ENCERRAMENTO

Mais informações:

Comunicação RN Sustentável
Site: www.rnsustentavel.rn.gov.br
Fone: (84) 3232-1917

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇAM SEUS COMENTÁRIOS E AGUARDEM PUBLICAÇÃO: