terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Avatar

Operação Orla Segura fiscaliza tráfego pelas areias das praias do RN

Fonte: G1 RN - Fiscalização começou neste sábado (20) com cinco motoristas notificados. Objetivo é dar segurança a banhistas e coibir embriaguez ao volante.

Começou o verão. Com ele, também é chegada a temporada de veraneio no Rio Grande do Norte. As praias ficam cheias. E o que mais se vê, também, são veículos passando de um lado para o outro, um perigo para banhistas, principalmente para as crianças. 

Para fazer valer a portaria que regulamenta o tráfego nas faixas de areia dos litorais Sul e Norte do estado, foi iniciada nesta fim de semana a Operação Orla Segura, realizada em parceria pela Polícia Militar e Departamento Estadual de Trânsito (Detran). A operação se estende até o final do carnaval.

Neste sábado (20), primeiro dia de fiscalização, cinco motoristas foram notificados e devem ser multados por estarem circulando em locais não permitidos. Um empresário de 55 anos foi preso ao tentar fugir. Pilotando um quadriciclo projetado para competições em terrenos acidentados, o motorista foi perseguido em alta velocidade por mais de 2 quilômetros, passando por pista de asfalto, terra e areia de praia.
O veículo foi interceptado na praia de Camurupim, no litoral Sul (veja ao lado vídeo que mostra a perseguição). Detido, ele recebeu oito notificações por infrações e crimes de trânsito e deve perder a certeira de habilitação.

A equipe de fiscalização que percorre o litoral potiguar é a mesma que realiza a Operação Lei Seca na capital, comandada pelo tenente Styvenson Valetim. Segundo o oficial, o objetivo maior é conscientizar os motoristas. “Estamos preservando vidas. Isso é o mais importante. E também, é claro, atentos para os crimes de trânsito”, afirmou.
Durante as abordagens, alguns motoristas foram submetidos a testes de bafômetro. Funcionário do INSS, Pedro Gomes de Araújo, de 57 anos, aprovou a iniciativa. Ele soprou o etilômetro, aparelho que mede a concentração de álcool no organismo a partir do ar que é exalado dos pulmões. O resultado foi negativo. “Eu não bebo quando estou dirigindo. Todo mundo deveria agir assim. É vital para a minha segurança e das pessoas que estão ao meu redor”, disse ele.
Infração média
Ao longo da orla das praias de Camurupim e Barreta, os policiais se depararam com alguns buggys, caminhonetes e picapes trafegando em faixas de areia nas quais a presença de veículos não é permitida. Os motoristas foram notificados e devem pagar multas.
O artigo 187 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é usado pelo Detran do Rio Grande do Norte  para autuar motoristas que transitam em locais proibidos. Considerada uma infração média, a penalidade para quem for autuado é de multa no valor de R$ 83. O condutor ainda perde quatro pontos na carteira de habilitação. Os veículos autuados não são apreendidos. Os agentes de trânsito pedem aos motoristas para que retirem os veículos do local não permitido e estacionem ou trafeguem em via apropriada. Se a orientação for desobedecida, o veículo é apreendido.
Abaixo, veja quais são as praias onde o trânsito de veículos é proibido, e quais os trechos permitidos (apenas para veículos credenciados e/ou devidamente autorizados pelo Detran) nos quais o condutor não pode ultrapassar o limite de 50 quilômetros por hora.
Litoral Norte - Praias com acesso de veículos PROIBIDO

Redinha Velha;
Redinha Nova;
Santa Rita;
Jenipabu (trecho entre o box da APCBA até a balsa do rio Ceará-Mirim);
Graçandu;
Pitangui;
Jacumã;
Porto-Mirim;
Muriú;
Barra de Maxaranguape.

Litoral Norte - Praias com acesso de veículos PERMITIDO (até 50 km)

Santa Rita/Jenipabu (trecho entre o Bar 21 até o Bar do Pedro, utilizando-se da trilha de mão dupla);
Acesso ao embarque e desembarque das balsas da Barra do Rio Ceará-Mirim (iniciando a partir do encontro do Rio Ceará-Mirim com o mar, logo após a travessia da balsa estendendo-se por aproximadamente 500 metros  da orla, após a última barraca, onde o veículo deverá pegar a estrada asfaltada);
Acesso ás barracas de Graçandu (após o povoado de Pitangui, na altura do antigo 'Roller', terminando na primeira subida após o restaurante Jacumã (Jacó) na praia de Jacumã):
Acesso às barracas da praia de Muriú (trecho após as casas de veraneio de Muriú até a balsa de Barra de Maxaranguape, onde o veículo deverá trafegar pelas ruas centrais da cidade, tendo acesso à praia apenas a partir do Cabo São Roque)
Litoral Sul - Praias com acesso de veículos PROIBIDO

Via Costeira;
Ponta Negra;
Cotovelo;
Pirangi do Norte;
Pirangi do Sul;
Pirambúzios;
Búzios;
Tabatinga;
Camurupim;
Barreta;
Tibau do Sul;
Pipa;
Praia do Amor;
Afogados;
Cancela;
Praia das Minas;
Pedra D'água;
Sibaúma;
Barra de Cunhaú (trecho da barraca do Baiano até as proximidades do rio Curimataú).
Litoral Sul - Praias com acesso de veículos PERMITIDO (até 50 km)

Trecho de praia após a praia de Barreta (Malembá) até a travessia de balsa da Lagoa de Guaraíra;
Trecho de praia iniciado a partir do Pontal de Barra de Cunhaú;
Morro da Cotia;
Praia de Olho D'água;
Morro Amarelo;
Andorinha;
Praia do Porto;
Praia do Presídio (seguindo pelas ruas da cidade de Baía Formosa;
Trecho de praia iniciado após o Hotel Chalemar;
Praia de Bacopari;
Praia do Farol;
Barreirinha;
Praia de João dos Santos;
Cachoeira;
Praia do Urubu;
Cotia;
Sagi;
Guajú (até a travessia de balsa do Rio Guajú).
Baixa estação
Segundo o Detran, durante a baixa estação, período entre os meses de março, abril, maio, agosto, setembro, outubro e novembro, até o dia 20 de dezembro, ficam os veículos credenciados autorizados a circularem nos locais proibidos, com exceção dos finais de semana e feriados, considerando também os feriados imprensados.

Outro ponto destacado pela regulamentação do Detran, é a proibição, permanente, de qualquer acesso de veículos à praia de Barra de Cunhaú no trecho entre a barraca do Baiano até as proximidades do riu Curimataú, em qualquer período do ano, em razão de a área ser de preservação ambiental para a desova de tartarugas marinhas.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇAM SEUS COMENTÁRIOS E AGUARDEM PUBLICAÇÃO: