Através de requerimento do Vereador Robson Araújo (Batata), a cidade de Caicó deverá ganhar uma nova corporação para reforçar a segurança do município e combater o crime, trata-se da “Guarda Municipal”. Um projeto ousado e pioneiro, que permite a Prefeitura Municipal dispor de um mecanismo próprio de policiamento para reforçar e apoiar o trabalho das polícias militar e civil no combate ao crime.
O projeto da Guarda Municipal já era uma promessa de campanha do atual prefeito Roberto Germano e agora parece finalmente que sairá do papel e irá virar uma realidade nos próximos dias através das mãos do Vereador Batata que está lutando e se articulando para trazer a Caicó essa grande novidade que agora irá ser discutida, apresentada a população e votado pelos vereadores para posterior aprovação do executivo municipal.
O projeto foi desenvolvido pelo Sargento PM Marcelo Coelho, que é atualmente Comandante do policiamento da cidade de Serra Negra do Norte e um estudioso da temática de Drogas e Segurança Pública. Segundo o Sargento Marcelo Coelho, o projeto foi criado incorporando o que há de mais moderno, atual e profissional das Guardas do Brasil, totalmente dentro da realidade de Caicó e vislumbra desde os Amarelinhos de Trânsito, o Patrulhamento Tático Móvel até o monitoramento da cidade por câmeras 24h.
“O projeto é bem completo e feito sob medida para Caicó, após um estudo detalhado da realidade de nossa cidade. Estão previstos inicialmente um efetivo de 60 Guardas entre homens e mulheres, 3 viaturas e 3 motocicletas. A guarda chega a Caicó na hora certa, num momento em que a sociedade está clamando por mais segurança e o melhor de tudo é que o Governo Federal dispõe de recursos para financiar até 80% da reestruturação e aparelhamento das Guardas no Brasil e nós iremos atrás destes recursos, pois o povo de Caicó merece esse benefício que já era pra ter sido criado a mais de 10 anos...” Diz o Sargento Marcelo.
vão fazer concurso guarda municipal...
ResponderExcluirparabens batata tando falou durante a campanha sobre a segurança que ta comprindo a sua promessa continue sempre lutando a favor da populaçao que vc sempre tem a ganhar nao esqueçendo da saude pois sem duvida e uma batalha complicada em caico so escuto falar mas nada e feito pra melhorar so promessa mas vc com certeza fala e batalha para mudar algo corra a traz nao abadone essa obra preciosa que e a saude em geral força força e força batata para vc continuar lutando
ResponderExcluirQuero parabenizar o nosso vereador Batata, pelo seu comprometimento diante do importante cargo que hora ocupa principalmente no tocante a segurança pública, como também o nosso especialista e estudioso em segurança pública, Senhor Sargento PM/RN Marcelo Coelho, que mesmo não tendo tempo para dedicar-se a outra atividade laboral devido a sua importante função no comando do policiamento na cidade de Serra Negra do Norte RN, ao qual requer dedicação em tempo integral, mesmo assim conseguiu construir nos seus mínimos detalhes um projeto para criação da guarda municipal de Caicó-RN, obedecendo todos os critérios técnicos/logísticos/jurídicos e estruturais. Só em nível de esclarecimento, queremos lembrar que a Guarda Municipal é uma instituição de segurança municipal de CARÁTER CIVIL, DESMILITARIZADA E DESVINCULADA DA FORÇA POLICIAL, uniformizada e armada de acordo com a lei federal nº 10.826, estabelecendo atribuições nas atividades de segurança pública e adequada capacitação em vários seguimentos, inclusive para a área de trânsito, sendo subordinada ao prefeito da cidade, tendo como finalidade precípua o dever de gerar segurança nos limites do município. Sem poder de polícia, e no interesse da segurança interna do município e da manutenção da ordem pública, as guardas municipais poderão contar com o apoio das Polícias Militares que zelarão e providenciarão no sentido de que guardas ou vigilantes municipais, guardas ou serviços de segurança particulares e outras organizações similares, exceto aqueles definidos na Lei nº 7.102, de 20 de junho de 1983, e em sua regulamentação, executem seus serviços atendidos às prescrições deste artigo. Finalmente, declino a nossa satisfação em prestigiar e se for permitido, discutir e expor nossos conhecimentos acadêmico/prático no que se refere à segurança pública, no momento em que esse brilhante projeto for apresentado a sociedade na Câmara Municipal de Caicó. // Eider Brito - GRADUADO EM SEGURANÇA PÚBLICA //
ResponderExcluirEspero que o prefeito dê oportunidade aos vigilantes de caico e não transforme em cunho político com indicacao de a ou b.
ResponderExcluirmeu vc se informe melhor pois quem tem o curso de vigilante esta apto tanto fisico como limpo de todas as esfera juridica alem disso ja tem porte de arma....pra vc que pretende entra na guarda corra e faça o curso de vigilante pois sera exigido no concurso que havera para a guarda municcipal de caico
Excluirvigilante? o que homem? tem q ter concursos..o vigilante passou para nivel fundamental, sem teste físico e já q ser guarda? vai ficar pior q o concurso da policia daqui do RN= vergonha.
ResponderExcluirfinalmente um comentario de quem entende da Lei 7102/83 lei essa que foi exigido no concurso de 2010 e 2012 para o argo de vigilante do municipio de caico concurso esse que ja era para ser da guarda municipal mas o municipio ja dispoe de 30 vigilante qualificados e com registro na DELESP tomara que o projeto nao deixe esse servidores de fora pois eles ja são quem fazem a segurança do patrimonio do municipio de caico estamos firmes e fortes na defesa de nossos direitos A guarda municipal, ou que nome tenha, é apenas um corpo de vigilantes adestrados e armados para a proteção do patrimônio público e maior segurança aos munícipes, sem qualquer incumbência de manutenção de ordem pública [...] ou de polícia judiciária ou de atuar como fiscal de transito esse projeto ai de colocar a guarda municipal para atuar no transito ou de faze serviço de policia e incostituciona veja se a guarda se enquadra nesse Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:
ResponderExcluirI - polícia federal;
II - polícia rodoviária federal;
III - polícia ferroviária federal;
IV - polícias civis;
V - polícias militares e corpos de bombeiros militares.
Muito bom,mais um concurso onde vai emprega diversas pessoas.
ResponderExcluirParabens Batata, porém gostaria que ficasse claro de onde irão sair os recursos para manter os proventos e o aparato tecnico e estrutural do efetivo, pois, segundo Betinho Germano, a prefeitua ta no vermelho. E aí meu jovem?
ResponderExcluirQuando vai ser
ResponderExcluir