sábado, 26 de outubro de 2013

Avatar

Enem 2013: "Sabatistas" ficaram isolados em sala inadequada em Escola Estadual de Caicó

Por Jair Sampaio - Uma reclamação está dando o que falar nas redes sociais. Segundo o estudante Ricardo Alexandre dos Santos, o governo tem a educação como segundo plano nesse país, para ele, ficar numa sala sob à forte temperatura de Caicó sem as míinimas condições de adequação lhe renderam um grande prejuízo intelectual, pois as chances de buscar suas conquistas na prova do Enem 2013 foram por água abaixo, já que após várias horas trancado dentro de uma sala com o calor insuportável de Caicó, sua desistência foi inevitável.

"A palavra Sabatista é muito peculiar, específica, atende a um determinado grupo (são pessoas cristãs evangélicas que guardam o sábado como descanso, para eles o pôr do sol indica o início de um novo dia), com isso, na hora da inscrição do Enem grafei que era sabadista, sem ser, e quando adentrei o colégio para fazer a prova, às 11 horas da manhã, fui avisado que minha prova só seria aplicada às 18 horas do mesmo dia, comigo, 23 foram para a mesma sala, destes, apenas 6 eram realmente sabatistas", contou

Com o passar das horas, os não-sabatistas (18 no total) não suportaram o calor interno da sala, que além de não possuir ar-condicionado, tinha janelas de vidro, o que facilitou mais ainda a penetração dos raios solares, deixando os candidatos aflitos, já que apenas seis foram preparados para adentrar pela noite, com horáriom previsto para término às 22 horas.

Outra polêmica irritou os candidatos, como muitos foram pegos de surpresa, não foram abertas exceções para que os desavisados entrassem em contato com os familiares, até mesmo foram impedidos de solicitar algum tipo de alimentação, "Só tínhamos direito de abastecer a garrafinha com água e ir ao banheiro, um sacrifício para poucos", contou Ricardo.

Comente com o Facebook:

43 comentários:

  1. Jair, eles são cristãos protestantes, pois evangélicos mesmos sao os católicos que seguem o Evangelho diariamente nas missas, e aos domingos!
    Quanto à reclamação do estudante, realmente, uma tremenda falta de organização, e de bom senso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É por esse tipo de resposta que eu continuo falando, acreditemos apenas nos dez mandamentos pois independente da religião sabemos que eles não mudam. Não existe crença ou religião errada, tudo isso faz parte de um grupo social ao qual aquela pessoa se sente bem. Vamos apenas crer em Deus, com fé e ser realmente temente a ele. Desejo que todos consigam a salvação.

      Excluir
    2. Comentário estúpido, imbecil, idiota e desnecessário! Se formos ao olhar da Bíblia, o catolicismo está condenando muitos ao inferno! Nos baseemos para as santas escrituras, e não por palavras de homens!

      Excluir
  2. Amigo eu sinto muito mais o erro foi seu da proxima vez leia com atenção as instruçoes,faz parte da vida errar.

    ResponderExcluir
  3. NÃO ME DISSERAM QUE A PROVA DO ENEM TAMBEM ERA UMA PROVA DE REGISTENCIA? ESSA É A VALORIZAÇÃO DA NOSSA EDUCAÇÃO? É ESSA MESMO QUE QUEREMOS DEIXAR PRO NOSSOS FILHOS,PENSEM NISSO! RICARDO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Registencia ? e vc ainda quer fazer uma redação?

      Excluir
    2. Mais atenção da próxima vez para evitar e desistência !
      O erro foi seu filho !

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. - Caro Alexandre, tenho algumas considerações a lhe fazer: - Lamento o equívoco que você cometeu ao marcar a opção sabadista (acredito que foi equívoco). No entanto, você se esquece que a infra estrutura das escolas públicas sempre foi conforme você descreveu. Mas, fica uma observação: atualmente elas estão em melhores condições que antes.
      - Ainda não entendi o que fundamenta sua reclamação. Você alega que a sala não estava adequada para aplicação do exame? O que você desejaria? Ar condicionado, poltronas macias, gelágua, Coffee Break, cama para descanso??? E tudo porque você marcou que era sabadista?
      - Olha, meu caro, essa denominação não dá privilégios conforme você tanto reinvindica. Aliás, não esqueça que milhares e milhares de pessoas, inclusive eu, estivemos horas sentado, no calor da região e nas cadeiras desconfortáveis, com água não gelada à nossa disposição e, mesmo assim, concluímos as provas que nos foram ofertadas.
      - O que imagino é que Vossa Senhoria tem algumas características que deixam sua conduta a desejar; além de desatento, pretensioso, arrogante é, também, “metido”. Acredita ser melhor que os demais. Lamento bastante por você.

      Os.: Jair Sampaio, reveja essa reclamação, pois ela não procede nem faz jus aos demais participantes do ENEM.

      Excluir
    5. Concordo plenamente com as observações feitas acima. As pessoas com essa 'onda' de protestos sai 'protestando' por nada com sentido ou q verdadeiramente entendam ou defedam. O q falta além de educação, são mentes pensantes menos bitolados.

      Excluir
  4. Rapaz isso é serio,tem que ser apurado !
    Realmente esse "timing" tira o candidato de foco !

    ResponderExcluir
  5. Realmente a prova é de resistencia, pois a escola em que fiz minha prova existia apenas um ventilador de PAREDE e alem do mais parado, e as janelas não podiam serem abertas pois eram todas parafusadas. EDUCAÇÃO ZERO NO RN!!!

    ResponderExcluir
  6. Ja começou errado fazendo um declaraçao falsa (de que era sabadista) e ainda quer reclamar. Era pra ter a prova anulada.

    ResponderExcluir
  7. Ao meu ver amigo, houve maldade sim, por questão de espaço, uma vez que as salas são limitadas, não ia ter essa sala específica só para esse número reduzido por alunos pertencentes a essa religião.
    Realmente foi desleal a situação, é mais uma prova de resistência física que intelectual.

    Deve ser realmente apurado, pois os alunos que não fazem parte dessa religião ficaram no prejuízo e foram sacrificados.

    ResponderExcluir
  8. Sou ateu ,mas acho que omitir dados ou acrescentar seja crime, e por isso se o intuito foi se beneficiar do tempo mais frio da noite ,acho que o tiro saiu pela culatra concordo plenamente com a apuração dos fatos.E que tomem mais cuidado ao escolher as coisas,isso prova que não tinham conhecimento, nem do que significa sabatista.

    ResponderExcluir
  9. kkkkkkkkkkkkkk. estes caras tem que estudar historia das religiões.

    ResponderExcluir
  10. Você só não diz por que colocou que era sabatista sem ser,a culpa é de vocês,foram dar uma de esperto e se deu mal.

    ResponderExcluir
  11. O MEC esta bom de rever escolas estruturadas p receber o publico q vai fazer prova do ENEM.Exitem escolas ñ tem a minima condição e receber pessoas p fazerem provas, devido q ñ tem ar, muito menos ventiladores e quando tem é um p mas 35 pessoas dentro d e uma sala.E eu duvido q alguém consiga raciocinar no ambiente desses p fazer 90 questões todos os dias do enem mais um redação.Soube de pessoas q passaram mal, com a falta de conforto e calor.

    ResponderExcluir
  12. Porque tem que ter sala com ar-condicionado para esses candidatos "especiais" se para todos ou outros, eu incluso, não existia essa regalia? Se querem ser diferentes dos demais, tudo bem, mas tem que estar conscientes que também precisarão se submeter a condições especiais, ou acham que o INEP iria deixar vocês fazerem as provas após às 18:00h já até com gabaritos divulgados na internet? não né? Aliás, quem está reclamando é esse indecente que nem preencher a ficha de inscrição soube, como errou, ficou revoltado com ele mesmo, os verdadeiros "sabatistas" são conscientes das condições que precisam aceitar para se adequarem as regras. Obrigado pelo espaço Jair, e parabéns pela isenção, democracia e imparcialidade com que conduz o seu blog.

    ResponderExcluir
  13. Ricardo, você foi ignorante duas vezes: primeiro, quando marcou a opção sabatista, sem saber do que se tratava; segundo, ao mostrar total desconhecimento do edital do ENEM, pois, este não permite o uso de aparelhos eletrônicos no interior do local da prova. E também, segundo o edital, não pode haver comunicação entre candidatos na sala e muito menos com outros que estejam fora do prédio.
    Quanto a sua informação de que a sala tinha janelas de vidro, isso não procede. Pois, nenhuma sala da EECCAM tem janelas de vidro.
    O erro foi seu. Pare de querer aparecer!

    ResponderExcluir
  14. Eu acho é bom!Não acho correto eles terem horário diferenciado,são iguais perante a lei, esse Juiz que concedeu a liminar é louco, ELE RASGOU A CONSTITUIÇÃO CONCEDENDO ESSA LIMINAR.
    Todos são iguais perante a lei sem distinção de sexo, raça, religião, etc... se os religiosos vão fazer a prova 19 horas, deveria ser igual para todos... ou muda-se o horário para todos, ou então eles fazem junto com o resto dos vestibulandos. Não podemos privilegiar alguns grupos sociais só por causa de sua religião, eu nunca vi isso no Brasil, só no Amazonas que inventam isso. Queria ver acontecer isso em São Paulo, com certeza o Ministério Público Estadual não deixaria acontecer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou Sabatista!Seguimos o diz a biblia sagrada a respeito desse dia e Temos respaudo nas leis brasileiras a constituição federal diz que ninguém será prejudicado devido a sua religião temos também direito em todas as esferas da justiça brasileira temos direito de fazer provas depois de 18:00 do sábado e também em concursos públicos,algumas pessoas falam coisas que não entendem por isso precisam pesquisar mais sobre o assunto o assunto.

      Excluir
    2. Concordo plenamente, tambem sou sabatista.

      Excluir
    3. Concordo plenamente, porque tambem sou sabatista e merecemos respeito!

      Excluir
  15. Isto rh normal em eleições tem eleitor se achando pessoa de primeiro mundo tambem erra ele tira onde em ver a cara de candidato adversario e acaba errando o voto confirmando.è brasileiro com mania de informatica acaba assim na lepra.

    ResponderExcluir
  16. Agora me explique PQ DIABOS VC NÃO ERA SABADISTA E COLOCOU QUE ERA??? E ainda fala que apenas os 6 estavam preparados para isso!! É lógico, meu patrão...na próxima vez não tente enganar ninguém se passando por algo que vc não segue e não tente dar uma de espertinho para ter alguma possível vantagem!!!

    ResponderExcluir
  17. O maior erro do esperto é achar que todo mundo é besta....entendeu???

    ResponderExcluir
  18. O candidato não sabe nem o que é sabatista e quer fazer Enem?

    ResponderExcluir
  19. Quanto ao primeiro comentário: Meu amigo aprenda a respeitar a religião de cada um, ñ é dando alfinetadas nos crentes, evangélicos ou seja qual for sua opinião, ñ precisa disso ñ, precisamos apenas nos respeitar para sermos respeitados seja em qual for a religião... Isso de atacar uns aos outros é coisa de quem ñ tem JESUS NO CORAÇÃO OU VC ACHARIA QUE ELE SE ALEGRARIA COM ISSO?

    ResponderExcluir
  20. na entrevista o sr, Ricardo falou que nas salas tinham janelas, só não entendi pq a foto a cima tem a foto da escola EECCAM, que por ser estudante de lá só meu conhecimento na escola não existe essas janelas de vidro na escola.

    ResponderExcluir
  21. E se ele não era sabadista pq colocou?? Bem feito..

    ResponderExcluir
  22. e mas alguns usaram de esperteza se dizendo sabatistas p ver se tinha uma chance de burlar as leis..kkkkkk...se deram mal!!!!ate prq nem todos os colegios tem ar!!!entao????

    ResponderExcluir
  23. isso é o que da, o povo num ler nem o edital para ver as normas, só faz inscrição e pensa que já está apto a fazer o exame, minha gente aqui é o Brasil, aprendam primeiro a ler, interpretar, pesquisar, ai sim, depois vai fazer o teste! no edital pede que leve documento com foto, caneta preta, entre outras coisas, ai tem gente que nem caneta leva, e quanto ao sabatista é pq tem pessoas que colocam a opção pensando que terá algum beneficio, então tem que fica la com os outros até a hora programada, tenho certeza que outro dia não marca mais essa opção!

    ResponderExcluir
  24. Ricardo quis ser esperto e se deu MAL, não sabia nem o que era sabatistas, pensou que era alguma isenção, e ainda queria sala ESPECIAL? porque? vc tem alguma deficiencia? Assuma que vc errou e não culpe a escola nem a equipe por seus erros. No proximo ENEM leia melhor o edital, e não marque as coisas sem ler...okkkkkk

    ResponderExcluir
  25. Pq vc marcou como se fosse sabatista ?
    Hora,hora,hora..

    ResponderExcluir
  26. Por que ninguém coibe essas procissões com som fora do comum gritando pela cidade? Fui prejudicado. Não respeitaram o nosso direito. Acho que não iriam gostar se eu passasse vagarosamente ao lado da Novena com um som ligado. Falta de CONSCIÊNCIA!!!!

    ResponderExcluir
  27. meu querido ricardo me desculpe mais isto foi falta de atenção sua então ñ venha com essa de culpar os sabatista e nem de culpar as outras pessoas q ñ tem nada a ver, então da próxima vez preste muita atenção no q vc faz e fala........

    ResponderExcluir
  28. Os verdadeiros sabatistas pelo menos nao reclamaram de nada, enquanto esse tal de ricardo marca as coisas sem saber ideia do que realmente é ser sabatista de verdade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e sabatista pode julgar os outros???por que naum julgei ninguem tava la apenas pra fazer uma prova!!!

      Excluir
    2. Se osabatista,pode julgar eu nao sei,porem tenho convicção que reclamar vc nao pode.

      Excluir
  29. Fiz a prova do enem,sou sabatista. Nossa sala era péssima e como em todos os anos eles dizem o sabatista sai prejudicado.O governo deveria tomar providencia em relação!!

    ResponderExcluir

FAÇAM SEUS COMENTÁRIOS E AGUARDEM PUBLICAÇÃO: