quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Avatar

Agripino elogia representante do RN no projeto Jovem Senador de 2014

Mesmo com uma agenda cheia de compromissos nas comissões e reuniões de lideranças, o senador José Agripino (RN) fez questão de passar no plenário do Senado, na manhã desta terça-feira (18), para cumprimentar o jovem norte-rio-grandense José do Patrocínio Dantas Neto. O estudante de 17 anos, que é de Parelhas (RN), está na capital federal para participar da sétima edição do Projeto Jovem Senador (PJS), que reúne adolescentes de todo Brasil.
José do Patrocínio estava na companhia da coordenadora estadual do PJS, Geralda Efigênia Macedo da Silva, e da professora de português Inácia Lúcia de Medeiros. O senador elogiou a iniciativa do jovem em participar do projeto e frisou a importância de levar a política para o dia a dia dos estudantes brasileiros.
“É um orgulho para mim ter um representante do Rio Grande do Norte no projeto Jovem Senador. E foi exatamente por isso que fiz questão de encontrar uma brecha entre uma comissão e outra para cumprimentá-lo pessoalmente por essa iniciativa. Sei da importância de incentivar o jovem, de trazê-lo para o debate político”, destacou Agripino. “Quando assumi este meu mandato, disse que o dedicaria ao jovem e é por ele que eu vou lutar aqui no Senado”, destacou o senador potiguar.
Esta é a sétima edição do PJS e este ano o tema da redação foi “Se eu fosse senador”. O texto de José do Patrocínio, que é aluno do ensino médio da Escola Estadual Amâncio Ramalho, foi selecionado com base em três critérios: adequação ao tema, qualidade da redação e originalidade. Para o jovem senador, é um orgulho representar o Rio Grande do Norte no projeto. E revela que tem aspirações de ingressar na carreira política futuramente.
“Na minha redação, expressei a atividade do senador, que ele tem papel importante para o país porque eles fazem, debatem e aprovam as leis para o bem comum da sociedade. Pretendo construir uma carreira política dentro do meu município, mas sei que política não é emprego e sim um meio comum de se trabalhar pela sociedade”, disse o estudante. “Pretendo fazer ciências jurídicas e sociais, para meu conhecimento sobre a política, e veterinária para o sustento da minha família”.
De acordo com a coordenadora-estadual Geralda Efigênia, as escolas do RN receberam mais de 500 redações, sendo que 25 foram encaminhadas à Secretaria de Educação do Estado. O órgão escolheu três redações e as encaminhou ao Senado que, por sua vez, selecionou o texto de José do Patrocínio. Para Geralda, o projeto pode incentivar o jovem não somente a debater como participar ativamente da política brasileira, aprendendo os diretos do cidadão.
“O projeto Jovem Senador tem a importância de contribuir para que o jovem aprenda a ser cidadão. E é primordial que o professor abrace esta causa e coloque isso para seus estudantes, ou seja, que consigam fomentar esse desejo no aluno de escrever sobre sua comunidade, seu estado”, afirmou a coordenadora.
Orgulhosa do aluno, a professora de português Inácia Lúcia de Medeiros, que ajudou José do Patrocínio no projeto, disse que o jovem sempre deixou claro seu interesse em participar da política. Segundo a docente, é preciso estimular, cada vez mais, dentro da sala de aula, as crianças e adolescentes a conhecerem as leis que regem o país.
“O projeto é importante porque para o aluno ter conhecimento do que verdadeiramente é a vida de um político. Porque a gente imagina uma coisa e, na verdade, é outra. Na sala de aula, a gente já fala sobre a Constituição, as leis, mas os alunos não veem na realidade como é a vida de um senador”, disse Inácia. “José do Patrocínio é um aluno curioso. Ele gosta de criatividade, de uma aula que leve a ele a pensar a descobrir”. 
Foto: Mariana Di Pietro 

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇAM SEUS COMENTÁRIOS E AGUARDEM PUBLICAÇÃO: