domingo, 9 de novembro de 2014

Avatar

Após queda de energia, Inep cancela provas do Enem em escola do RN

Candidatos aguardam início das provas na Escola das Dunas, em Extremoz (Foto: Luana Silva/G1)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) cancelou a aplicação das provas do segundo dia de Enem na escola das Dunas, em Extremoz, cidade da Grande Natal. Neste domingo (9), uma queda de energia atrasou o exame. O problema foi ocasionado por um acidente que aconteceu na madrugada. A energia só foi restabelecida por volta das 14h. Com acesso a aparelhos eletrônicos durante a espera, os candidatos já sabiam o tema da redação deste ano e de parte do gabarito das provas, motivo que levou o Inep a cancelar as avaliações.

Em nota enviada às 15h35 ao G1, o Inep diz que cancelou a aplicação das provas na escola e que irá reaplicar o exame aos candidatos que foram ao local neste domingo. "Os estudantes da Escola das Dunas tinham conhecimento que a aplicação de provas atrasaria por conta da queda de energia no local. Como não foi cumprido o protocolo de segurança que exige a espera em sala com os equipamentos eletrônicos desligados e guardados na embalagem porta-objetos; a aplicação das provas nessa escola foi cancelada. Haverá uma reaplicação para os participantes que estiveram presentes neste segundo dia de exame". Segundo o Inep, por questão de segurança não pode ser revelado quantos alunos fazem o exame na escola.

A decisão foi aprovada por candidatos fizeram provas na Escola das Dunas. "Se realmente cancelou, foi o certo a se fazer. Não havia condição nenhuma. Ficamos no calor e com sede, o que já abalou o psicológico. Quando fomos chamados para o pátio e disseram que a prova seria aplicada, foi iniciada uma confusão", afirma a estudante Kênia do Nascimento, de 21 anos.
A candidata Lírice Holanda, que tenta vaga na faculdade de psicologia, afirmou que já sabia de parte do gabarito. "Como cada um ficou com o seu celular, pela internet soubemos qual o tema da redação deste ano. Eu já sei até de parte do gabarito", disse.
Lírice disse que, por questão de justiça, não queria fazer a prova deste domingo. "É injusto a gente que já sabe do tema da redação fazer a prova hoje. Neste momento, os candidatos que fazem a prova aqui nesta escola estão reunidos aguardando um pronunciamento do MEC. Queremos a garantia que faremos a prova em outro dia", concluiu.
Para José Gomes, de 19 anos, a reaplicação da prova é o melhor caminho. "É o mais justo. Entendemos que cancelar a prova é o correto", opina.
Acidente
Sobre o acidente que causou a queda de energia, o coronel Alarico Azevedo, coordenador operacional do Enem, conta que um carro bateu em um poste de alta tensão por volta das 4h.

Três escolas onde estão sendo aplicadas provas do Enem foram afetadas. "Identificamos a falta de energia em três escolas, no entanto duas delas tinham luminosidade suficiente para iniciar o exame. Na terceira, a Escola das Dunas, as salas são fechadas com ar-condicionado. Os alunos tiveram que esperar", afirma.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇAM SEUS COMENTÁRIOS E AGUARDEM PUBLICAÇÃO: