quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Avatar

ITEP-RN tem aluguel de prédio sem uso e equipamentos não instalados, denuncia Sinpol-RN


O SINPOL-RN preparou um relatório sobre as reais condições do Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP/RN) para apresentar ao novo diretor da unidade, bem como ao governador e demais autoridades competentes. O órgão é um dos mais defasados do sistema de segurança e sofre com problemas históricos, como falta de estrutura física, materiais e, principalmente, a falta de uma lei que regulamente as atividades dos profissionais e do próprio Instituto.

Entre outros problemas, o ITEP-RN acumula dívidas e, como agravante, o Instituto tem contrato de aluguel de um prédio, ao lado da sede de Natal, na Ribeira, e o local está fechado, sem uso desde a assinatura do contrato. O aluguel teve início em abril de 2014 e, em dezembro de 2014, foi renovado por mais um ano, pela então diretora Raquel Taveira, mesmo o prédio não estando sendo usado para nenhuma atividade do ITEP. O valor total a ser pago pela locação é de aproximadamente R$ 120 mil.

“Como se não bastassem as dívidas já existentes e toda a falta de investimento feita nas estruturas já em atividade, o governo passado alugou um prédio que está fechado há vários meses. Ou seja, jogando dinheiro público no ralo”, comenta Paulo César de Macedo, presidente do SINPOL-RN.
Segundo o Portal BO, o SINPOL-RN informa ainda que, ao contrário do que foi anunciado pela antiga diretora Raquel Taveira, equipamentos fornecidos pela Secretaria Nacional de Segurança Pública não foram instalados como deveriam. As câmaras frias, por exemplos, foram montadas em locais inapropriados, no setor administrativo do ITEP, mas até o momento, não estão funcionando. Isso porque, em Natal, por exemplo, as instalações elétricas e hidráulicas das máquinas não foram feitas.
“Vamos, inclusive, notificar junto a Secretaria Nacional de Segurança Pública sobre essa situação. Pois, além do não funcionamento dessas câmaras frias, outros equipamentos continuam encaixotados no ITEP. Alguns desses materiais seriam para o laboratório de genética, que também não foram instalados por falta de um local apropriado. Em Mossoró, foram levadas as câmaras, mas também não instalaram as novas e ainda desligaram as velhas. O resultado disso é que corpos estão no pátio do ITEP e outros corpos tiveram que ser levados para Caicó”, informa.
Ao longo de 2014, o ITEP sofreu com esses e dezenas de outros problemas, sendo várias vezes destaque na imprensa nacional. Um dos problemas graves que persistem ainda agora em 2015 também é a falta de médicos legistas nos plantões noturnos e de finais de semana.
“Diante desse quadro de caos, temos que registrar perante o novo Governo do Rio Grande do Norte a necessidade imediata de se olhar para o ITEP. Além do mais, o próprio projeto do Estatuto do ITEP, que está se arrastando ao longo dos últimos anos e já estava pronto com parecer da Consultoria, passou recentemente por alterações, nos últimos dias do governo passado, e isso precisa chegar ao conhecimento dos principais interessados, que são os servidores do órgão. Por esse motivo, já solicitamos uma reunião com o governador Robinson Faria e também com o novo diretor do ITEP para tratar desses assuntos de maneira emergencial”, completa o presidente do SINPOL-RN.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇAM SEUS COMENTÁRIOS E AGUARDEM PUBLICAÇÃO: