terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Avatar

Secretário emite "carta aberta" aos munícipes de Timbaúba dos Batistas

O estudo da passagem de poder do legislativo municipal para outro é profissão antiga.

O poder de presidente eleito para o legislativo municipal vem de um mandato popular. No entanto, nada mais agrega mais autoridade ao projeto político consagrado nas urnas do que o reconhecimento por terceiros. Por isso, presidente eleito sempre busca explorar o ritual da diplomacia. Tanto o executivo quanto a sociedade são quase uma abstração, quando vistos na sua generalidade. Na verdade, o Município é ocupado e gerido por homens reais, e a sociedade, quanto mais moderna, mais diversificada é em sua composição, interesses, demandas.

A democracia representativa, tais como a conhecemos e praticamos, supõe que os canais de representação – Legislativo, partidos e imprensa transmitem a palavra da sociedade ao braço do executivo, com fidelidade, equilíbrio e senso de proporção. Ocorre que, entre um e outro, interpõem-se de forma poderosa os interesses organizados que, legítima e às vezes até ilegitimamente, procuram capturar o Município em seu beneficio. 

Uma parte da ineficiência do executivo em atender às demandas coletivas tal como são formadas nas mentes das pessoas comuns certamente resulta na influência esproporcional que os interesses organizados, de diferentes origens e propósitos, conseguem deter – minar a ação do governo e do Parlamento.

Muitas vezes, tais interesses agem em detrimento do que se poderia chamar de interesse coletivo ou geral. A ação deles – sejam organizações sindicais, associações empresarias ou agrupamentos de interesses específicos – é inerente ao funcionamento das democracias e, sob certos aspectos, dá densidade às relações entre os poderes e a sociedade.
Mas, para que não deturpem a ação do Município, é necessário que ajam com transparência e sob as vistas de todos. Não de forma dissimulada ou clandestina.
A primeira condição para essa transparência é que o sistema político também seja transparente, porque é sempre por meio dele que aqueles interesses atuam. Essa evidentemente, não é a única via por onde transitam interesses menos dispostos a atuar à luz do dia. Mas é uma das principais.

O que eu quero trazer à discussão é que o Município pode fazer muito mais e melhor, independentemente dos recursos à sua disposição. Além do lado puramente financeiro, o Município tem muito espaço para se reinventar e um dos mais importantes é uma reforma do sistema político, com foco na eficácia dos serviços que deve prestar à coletividade. Todavia, não é porque fui afastado de um cargo administrativo do poder executivo, que deixarei de contribuir para a construção de uma Timbaúba dos Batistas mais justo e prospero para todas as famílias deste município. Estaremos sempre a disposição sempre 

Wilson Maynard – 06 de Janeiro de 2015

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇAM SEUS COMENTÁRIOS E AGUARDEM PUBLICAÇÃO: