Fonte: Jair Sampaio - Notadamente a seca é uma realidade existente em nossa região, com isso vários problemas se somam aos já existentes, e a falta d'água é um deles, que além de estressar e fragilizar o solo do sertão, deixa famílias inteiras sem a mínima chance de conduzir, ao menos, um cultivo para sua subsistência.
Preocupado com as famílias de Caicó, especialmente àquelas que são beneficiadas com água do açude Itans, certamente toda a cidade, um leitor escreveu ao blog e citou uma preocupante rotina que vem se alastrando sem a mínima atenção das autoridades locais, a saída de água do único reservatório que abastece caicó, pelos cálculos do leitor, são pelo menos 50 carros/pipa/dia.
A situação já chegou ao conhecimento do vereador Odair, que rapidamente fez um pronunciamento na Câmera de Vereadores e expôs o problema. Segundo Odair, a situação é preocupante, tendo em vista a escassez de água deixa Caicó em situação de risco. "Se não nos posicionarmos contra, depois será tarde, a Paraíba tem políticos competentes, e certamente tomarão parte disso", revelou o edil.
Com a situação se agravando a cada dia que passa, o melhor a se fazer nesse momento é uma conscientização da população para economizar água potável, evitando o desperdício desse líquido tão precioso à vida. Em tempo, a qual competência for, tentar barrar ou minimizar o transporte de água do Itans para cidades de outro estado.

Eu sei da situação do nosso vizinho estado da paraíba,mas e nós ? Como ficamos ? Que me desculpem mas só cai nas nossas costas ?
ResponderExcluirE se precisassemos do nosso vizinho estado,será que o mesmo teria a mesma postura ?
Já dizia..o...nos olhos dos outros...fica a questão.
Sou morador do itans,assisto de camarote todos us dias,com excessão dos domingos...mas o negócio é complicado...além do mais,todo esse movimento para acabarem com os balneários por causa da poluição....peço que coloquem um banheiro naquele setor,pois o que mais vejo são amontoados de fezes deixados por nossos colegas motoristas dos carros pipa.
Pronto,falei !
Se quiserem umas fotos com os excrementos posso enviá-las...
Pelo dados da matéria são retirados 50 camihões/dia X 25 dias/mês (excluindo-se o domingo)dá uma média de 12.500m²de água po mês ou 150.000m² por ano,o que representa cerca de o,19% da capacidade do Itans. Em um ano!!! veja o que diz a Lei 9.433/97:
ResponderExcluirArt. 1º A Política Nacional de Recursos Hídricos baseia-se nos seguintes fundamentos:
I - a água é um bem de domínio público;
III - em situações de escassez, o uso prioritário dos recursos hídricos é o consumo humano e a dessedentação de animais;
IV - a gestão dos recursos hídricos deve sempre proporcionar o uso múltiplo das águas;
§ 1º Independem de outorga pelo Poder Público, conforme definido em regulamento:
I - o uso de recursos hídricos para a satisfação das necessidades de pequenos núcleos populacionais, distribuídos no meio rural;
II - as derivações, captações e lançamentos considerados insignificantes;
Acho qe o nobre edil deveria pesquisar mais antes de tecer cometarios sem embasamento. Pela ótica dele,as comportas do complexo Curemas-Mãe D'água, que abastece várias cdades do RN, deveriam ser fechadas.
O edil tem razão.
ExcluirInfelismente existem leis e leis..
Se é para serem cumpridas..adeus açude itans.
Tem que ser fiscalizado esse negócio de tirar,tirar água e nada !
ExcluirSe não tivermos um bom inverno,essa lei não condiz nem de longe,com a realidade.
Estamos falando de mecanicamente retirar água para outro lugar,não nesse contexto radical segundo seu ponto de vista .
ExcluirConcordo, com vc e a população de Caicó como fica, sabemos que o Itans esta com seu volume de água baixíssimo, em nossa cidade são 60 mil habitantes, acredito que no nosso vizinho estado da paraíba existe açude para socorrer as necessidades dos irmãos paraibanos. Agora eu deixo a pergunta se o Itans secar de onde virá a água para nos abastecer? veja não é egoismo de pensar que não deveria tirar a água do nosso açude para ajudar os outros mais não devemos querer descobrir um santo para cobrir outro, e por falar no Itans o que precisa ser feito nele é um trabalho de limpeza, pois, quando o inverno chegar ele poder comportar mais água e chegar ao que ele era quando foi feito.
ResponderExcluirEu acho isso também,o DNOCS deve fazer uma limpa geral para desobstruir riachos para o fluxo das águas,e retirada de sujeira das margens
ExcluirA adutora Manoel Torres De Araujo Que abastece a nossa querida CAICÓ,fornece
ResponderExcluir300 metros cúbicos de água por hora; água essa vinda de COREMAS PB. Portanto
deixemo-nos de sermos egoístas por que muito mais devemos ao nosso vizinho es-
tado PARAIBANO.
ADEUS ITANS, foi bom enquanto durou!
ResponderExcluirDados e mais dados....deixe de recorrer ao google meu filho..se nao a adutora para abastecer nossa cidade vira de onde?
ResponderExcluirda sua torneira nao sera,nem da minha..Deixe de paranoia de achar egoismo no nosso ponto de vista. apenas estamos prevendo o pior que deus o livre.o que pedimos sao atitudes preventivas para nao acabar com o nosso bem.estou errado ?
EU SEI Q TA DANDO CERTO PARA OS DONOS DE PIPA ... LUIZ ARMANDO DA YAMAHA TA MANGANDO DO TEMPO E DE TODOS! TEM 15 CARROS-PIPA!
ResponderExcluir