quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Avatar

Promotor acusa Policiais Militares por espancamento contra menores no Ceduc de Caicó

G1-RN Pelo menos 14 policiais militares estão sendo apontados como suspeitos de terem espancado -  a chutes, socos e golpes de cassetete - adolescentes apreendidos no Centro Educacional (Ceduc) para menores infratores de Caicó, município da região Seridó do Rio Grande do Norte. 

Segundo o promotor Vicente Elísio de Oliveira Neto, titular da 1ª promotoria de Justiça da comarca da cidade, as agressões teriam ocorrido na noite desta última segunda-feira (24). Nesta quarta (26), o próprio promotor instaurou um inquérito civil para "apurar as circunstâncias em que se deu o espancamento de 19 dos 19 socioeducandos internos no Ceduc Caicó". 

O G1 falou com o major Walmary Costa, comandante do 6º Batalhão da PM em Caicó. Ele disse que ainda não tomou conhecimento da investigação e que só falará sobre o ocorrido quando for informado formalmente dos fatos. "Não estou sabendo de nada. Prefiro só me pronunciar quando for oficialmente comunicado", respondeu.

As supostas agressões, segundo o promotor, aconteceram após os adolescentes terem ateado fogo em um pedaço de colchão. "No dia 24, ainda à tarde, um dos menores foi espancado por dois policiais militares que faziam a escolta de dois adolescentes. De dentro do alojamento, um interno teria jogado um copo de plastico vazio nos PMs. 


Os dois policiais retornaram, retiraram o garoto do alojamento e bateram nele. Uma professora ficou em estado de choque com o que viu. À noite, os adolescentes atearam fogo em um pedaço de colchão e o Corpo de Bombeiros foi chamado. Junto com a equipe, chegaram os policiais militares. Após o fogo ser apagado, os PMs enfileiraram os menores em um corredor e iniciaram a pancadaria", relatou Vicente Elísio.

O inquéirito

O promotor de Caicó explicou que recebeu as denúncias ao ouvir depoimentos dos próprios adolescentes. "Dos 19 menores da unidade, apenas um se recusou a fazer exame de corpo de delito. Os exames feitos nos 18 que foram ao Itep (Instituto Técnico-Científico de Polícia) apontam que em 14 apresentam hematomas pelo corpo", revelou Vicente Elísio. "E já solicitei exames complementares em dois deles, pois existe a suspeita de fraturas", acrescentou.

Sobre as investigações, o promotor afirmou que o inquérito possui áudios gravados em CDs contendo os depoimentos de cinco adolescentes, bem como declarações prestadas por integrante da equipe técnica que trabalha na unidade. Além disso, também possui 17 fotografias de cinco menores nas quais "são evidentes os sinais de lesões corporais".

O inquérito também requisita que o Comando do 6º Batalhão da Polícia Militar apresente os nomes de todos os policiais militares que participaram de operação de revista nos alojamentos do Ceduc no dia 24, ocasião em que ocorreram as agressões, e também que o major aponte quem foi o policial que comandou a ação.

Por fim, o promotor também encaminha o relatório à Corregedoria da Secretaria Estadual de Segurança Pública para que adote as medidas cabíveis.

Comente com o Facebook:

21 comentários:

  1. Fudeu, deu merda, entrou água, tamos lascados.

    Crime de tortura e exclusão na certa, lembrado q hj se um policial militar do RN for excluido da corporação perde todos os seus proventos saindo com uma mão na frente e outra atrás.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Policiais salvem os seus couros,digam que entraram com autorização da direção.A direção sabia que os menores são seriam contidos com flores...

      Excluir
    2. Ai vira marginal, como já tem uns de farda mesmo. Com certeza será protegido pelos Direitos Humanos.

      Excluir
    3. Aos policiais que entraram no CEDUC: Seria melhor ser preso por se recusar a entrar e bater, do que responder por tortura e quem sabe serem excuídos. Na próxima pensem melhor...

      Excluir
  2. sei que estão errados se etiverse certo não estária ai ,tambem sei que eles faz coisas errada com pessoas inocente ,mais tenha santa paciência bater espancar quem já tem mau conduta ,so deixa pior ,castigo tarefas ,tudo bem mais fazer isso não concordo .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. faça um trabalho voluntário lá adote um meno daquele e reeduque ele na sua casa,kkkk
      vai uma porra que vai.

      Excluir
    2. vc ta misturando as coisas amigo, se realmente esses menores levaram umas reiadas isso foi para conter a situaçao q hora fugia do controle caso contrario nao chamariam a policia. pois vc falando dessa forma da a entender que eles apanharam pelo simples fato de serem "menores infratores". como se isso fosse uma puniçao. ja assisti videos sobre essas situaçoes e os caras chegam e falam se isso resolver blz, se nao me diga desenrolado o q e q se faz? hipinose? convoca forças do alem? paciencia...

      Excluir
  3. Cadê que os diritos humanos não vão nas casas das vitimas que esses bons menores fizeram mau.

    ResponderExcluir
  4. Procurem saber o que eles fizeram antes e divulgue para a sociedade julgar.

    ResponderExcluir
  5. Tem q apanhar mesmo , eles nao sabem assaltar , matar, e outras coisas!.. o mundo vc bate e depois leva...

    ResponderExcluir
  6. Tem q meter a peia nesses vabundos.E assim que começa de menor e depois de alta periculosidade.Era pra ter a lei da cadeira eletrica no Brasil, assim ia so madando rsses condenados pro inferno e ainda por cima ia diminuindo os bandidos e nossos adolescentes i ter medo de morrer....

    ResponderExcluir
  7. Esses menores agrediram um PM que trabalha no CEDUC e ainda estavam todos brigando entre se. Quem diz que essas lesões foram causadas por policiais e não por eles próprio?

    ResponderExcluir
  8. Tenha coisa.. se fosse os pms q tivessem apanhado desses menores (BANDIDOS). Ninguém aparecia para defender os pms.. mas como é bandido aparece gente de todo canto para defender esses marginais....

    ResponderExcluir
  9. É pq esses inocentes n pode levar umas chicotadas n, eles so podem maltratar com as pessoas de bem, a justiça é uma graça...

    ResponderExcluir
  10. Aconselho a direção do CEDUC que quando houver motim na instituição, chamar o padre ou o bispo. A polícia não vai para dar conselho vai para resolver. Seu promotor, ao invés de querer punir os policiais, porque não pede o fechamento daquele depósito de marginais. É uma brincadeira de faz de conta. Os policias fazem de conta que são a guarda. Os "educadores nem educados são. A direção não dirige nada, o promotor não promove nem uma visita para constatar o caos e o juiz....o juiz.... o juiz existe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. só existe punição pra quem trabalha pra quem mata estrupa e rouba tem recuperação se eles tivesse dado nos funcionários não teria dado em nada porque a lei só protege esse tipo de gente e uma vergonha nosso brasil !!!!!!!!

      Excluir
    2. Concordo com suas palavras. Afinal, já é público que houve anuência da direção à entrada dos policiais no CEDUC, por escrito, portanto, sabemos que quando o GTC entra não é para brincar de roda. Quem tem culpa se pronuncie! Não estou defendendo bandido, apenas, expondo que, basta de hipocrisia, e assumam o que foi feito lá dentro.Moro atrás do CEDUC e escutou gritos e barulhos de tiros e de choque, fiquei imaginando que haveria algo de muito errado lá.

      Excluir
    3. deveria ser assim bandido preso:teria q trabalhar arrumando o presídio como se faz no exercito,num se acha uma graminha no meio das pedras(pra ter o direito de comer)benerfício de porra nenhuma pra família passar dificuldade lá fora,p esses infelizes verem o mal q faz e quem paga é a família como um todo!...é isso aí...trabalhar p comer! esses bandidos menores, q de menor só tem a idade...tem mente p planejar tudo o q num presta!tudo q eles apanhar é pouco!pois eles saem do SEDUC piores q entrarão...é pea é pra fuder com esses maginais q acabão com a tranquilidade dos nossos cidadãos de bem!

      Excluir
  11. É revoltante a policia quer trabalhar mais não pode que lei é essa só tem lei pra bandidos???????????? e a população como é que fica ? NUNCA VI GERALDO WANDERLEY NA CASA DE UM COITADO PAI DE FAMÍLIA ASSASSINADO POR MENOR .QUE PAIS É ESSE? E QUANDO ELES AGRIDE O POLICIAL ESSE FICA POR ISSO MESMO VAI ENTENDER REVOLTA

    ResponderExcluir
  12. Porque o promotor não leva essas rapazinhos de bem que estudam e se dedicam a praticar coisas boas... pqp... só exitem punição pra que é do bem! a pm fez correto é pra senta o pau... quando eles roubam e colocam terror nas vítimas geraldo wanderlei não vem pra saber o que a vitma ta precisando não... mais quando e o contrario....

    ResponderExcluir
  13. logo ta todinho aqui em caico.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir

FAÇAM SEUS COMENTÁRIOS E AGUARDEM PUBLICAÇÃO: