domingo, 27 de abril de 2014

Avatar

Fonoaudióloga estará realizando semanalmente o "Teste da Orelinha" pela SMS de Caicó

Por Jair Sampaio - Um dos sentidos mais importantes para o desenvolvimento completo da criança é a audição. O bebê já escuta desde bem pequeno, antes mesmo de ser erguido pelo doutor em sua apresentação ao mundo. Isso acontece a partir do quinto mês de gestação, onde o bebê ouve os sons do corpo da mamãe e sua voz.

É através da audição e da experiência que as crianças têm com os sons ainda na barriga da mãe que se inicia o desenvolvimento da linguagem. Qualquer perda na capacidade auditiva, mesmo que pequena, impede a criança de receber adequadamente as informações sonoras que são essenciais para a aquisição da linguagem.

A deficiência auditiva é uma patologia muito comum entre os recém-nascidos, sendo encontrado de um a três casos de surdez a cada 1.000 nascimentos. Esse número aumenta para até seis casos a cada 1.000 nascimentos se o bebê tem algum de fator de risco para surdez.

Por isso foi criada a Lei Federal nº 12.303, de 2 de agosto de 2010, que torna obrigatória e gratuita a realização do exame chamado Emissões Otoacústicas Evocadas, mais conhecido como Teste da Orelhinha em todos os bebês. O teste da orelhinha serve para detectar possiveis problemas na audição, deve ser feito após 48 horas de nascido até 90 dias, sendo mais indicado realiza-lo até 30 dias, é um exame rápido, não fura e não doi. 

Estudos indicam que um bebê que tenha um diagnóstico precose e uma intervenção fonoaudiológica até os seis meses de idade pode desenvolver linguagem muito próxima a de uma criança ouvinte. Portanto a Fonoaudióloga Adalzinete S. Pereira através da SMS de Caicó/RN esta realizando semanalmente o TESTE DA ORELHINHA. Dê entrada na sua unidade de saúde para ser agendado.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇAM SEUS COMENTÁRIOS E AGUARDEM PUBLICAÇÃO: