quarta-feira, 23 de abril de 2014

Avatar

Homenagem ao dia mundial do escoteiro‏


O dia 23 de abril destaca entre as datas comemorativas o Dia Mundial do Escotismo, ou, do Escoteiro. A prática do escotismo foi organizada e difundida para o mundo, a partir de um acampamento realizado na Ilha de Brownsea, na Inglaterra. Pelo então General Inglês e nobre daquela sociedade, o Lord Robert Stephenson Smith Baden Powell, no ano de 1907.

Naquele acampamento foram reunidos jovens de idades entre 12 e 14 anos, cujo objetivo estava em “aprender fazendo” as técnicas mateiras de sobrevivência no campo, ao ar livre. Desenvolvendo conhecimentos de pionerias (uso de cordas e madeiras para montagem de móveis utilitários), nós, amarras, primeiros socorros, códigos e decifrações. O uso de ferramentas, e muitas outras atividades que exigiam dos jovens, o uso do conhecimento, da inteligência e do vigor físico. Além, de que, também se desenvolviam atividades que renovavam a alma, bem orientando o psíquico e trabalhando o crescimento humano e os valores individuais e coletivos da crença e da fé, e espiritual de cada um, ou do grupo.

Em Caicó, a União dos Escoteiros do Brasil contou historicamente com o apoio da educação e da Igreja Católica, ao louvar o nome do Mons. Ausônio Tércio de Araújo, por enaltecer a importância desta instituição, os escoteiros, para nossa sociedade. Quando foi fundado o primeiro Grupo em Caicó, a denominar-se 15º Grupo de Escoteiros Vale Sobrinho. Anos mais tarde, foi fundado no ano de 1998, o 30º Grupo de Escoteiros do Ar Caiacós. Com seus ramos educacionais, que hoje, possui um Projeto Educacional denominado Projeto de Educação para Jovens. Cujos fundamentos didáticos e pedagógicos se alicerçam em pensadores acadêmicos, mais, não esquecendo as raízes e os ensinamentos da tradição escoteira baseado no que instruiu Baden Powell.

O Movimento Escoteiro Mundial é uma instituição dedicada à educação informal, apoiando na estrutura da personalidade dos jovens cidadãos, educando-os nos campos da formação espiritual, cultural, física, social, intelectual, afetivo, da comunicação, dos valores éticos e morais. Enfim, é uma instituição que valoriza o ser Humano, a Natureza, a Crença e a Fé. Sem dúvidas, um paralelo social aliado ao bem estar e valorização da família.

Gostaria de na oportunidade, lembrar, dois nomes que muito se dedicaram ao movimento em tempos distintos, os Chefes Escoteiros Francisco Morais, e o Chefe Escoteiro Agnaldo, ambos in memória. Ainda, faço menção elogiosa, a alguns Antigos Chefes Escoteiros que muito contribuíram no crescimento do movimento em Caicó, os Chefes José Maria de Barros, Eduardo Pereira e Wilton Moreira.

Por Rômulo Targino (segue imagem em anexo - Fonte: Pedão de Zé Idelfonso)
Prof. Rômulo Targino dos Santos
Assessoria e Projetos

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. muito obrigado por nos prestigiar com esta homenagem honrosa>

    ResponderExcluir
  2. A família Morais agradece essa homenagem honrosa ao Escotismo e à Francisco Morais.

    ResponderExcluir

FAÇAM SEUS COMENTÁRIOS E AGUARDEM PUBLICAÇÃO: