quinta-feira, 6 de março de 2014

Avatar

Bombeiros registram queda de 59% de ocorrências no litoral durante Carnaval

O Corpo de Bombeiros do RN registrou um total de 339 atendimentos no período em que foi realizada a Operação Carnaval Seguro promovida pelo Governo do Estado do RN, através da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED). Apesar de a corporação ter registrado um aumento de 3,7% no número total de atendimentos em relação ao mesmo período do ano passado, houve uma queda de 59% de ocorrências nas praias e balneários. Este quantitativo total engloba as ações preventivas e de socorro realizadas pelo órgão.

De acordo com o Coronel Elizeu Lisboa Dantas, Comandante Geral do Corpo de Bombeiros do RN, o número de atendimentos no Carnaval 2014 esteve dentro do esperado pela corporação. Ele destacou as ações preventivas, do Serviço Técnico de Engenharia (SERTEN) e do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS), para a redução de ocorrências em áreas de eventos carnavalescos e no litoral.

“O empenho e profissionalismo dos militares que fazem o corpo de bombeiros é o que difere a instituição de qualquer outra. A ampliação da capacidade do CBMRN em atender a um maior número de solicitações, através da diminuição da demanda reprimida que havia em anos anteriores, é a melhor prova de eficiência e comprometimento que podemos oferecer a nossa população”, disse o Coronel Elizeu Dantas.


O maior número de intervenções realizadas pelo CBMRN aconteceu na capital e região metropolitana, onde foram registradas 178 ações da corporação entre os dias 01 e 05 de março (até o meio dia). Os atendimentos com maiores destaques foram: Análises e Vistorias em estruturas metálicas de eventos carnavalescos e em Trios elétricos (90), Incêndios e Princípios de Incêndios (40), Enxame de abelhas (15), Árvore oferecendo perigo (01), Salvamento Aquático (01), Atendimento Pré hospitalar (1), Busca de corpo submerso em meio líquido, entre outros.

Na região do Seridó, a Central de Gerenciamento do 3º Subgrupamento de Bombeiros, situada no município de Caicó, registrou um total de 85 atendimentos, entre os dias 28/02 e 05/03 (até o meio dia). As intervenções mais destacadas foram Análises e Vistorias em estruturas metálicas de eventos carnavalescos e em Trios elétricos (50), Auxílio ao público (07), Embriaguez e Mal Súbito (17), Acidente com Motocicleta (1), Violência Interpessoal (4), Queda de pessoas de Altura (1), Desmaio (5).

Na região Oeste, a Central de Gerenciamento do 2º Grupamento de Bombeiros, situada no município de Mossoró, registrou um total de 73 atendimentos durante a folia e manteve os mesmos índices do ano passado. Os atendimentos mais destacados foram de Análises e Vistorias em estruturas metálicas de eventos carnavalescos e em Trios elétricos (60), Incêndios e princípios de Incêndios (6), Auxílio ao Público (3), Mal Súbito (1), Colisão de Veículos com Vítima presa nas ferragens – na comunidade do Jucuri próximo a Areia Branca (1), animal em Perigo (1) e busca por pessoa desaparecida na praia do Ceará (1).

No Alto Oeste, os bombeiros registraram apenas 3 atendimentos no período carnavalesco, sendo eles: Enxame de insetos (1), incêndio em vegetação (1) e incêndio em veículo de autopasseio em Frutuoso Gomes (1).  A baixa estatística neste período, no Alto Oeste potiguar, é justificada pela migração da população para polos carnavalescos com mais tradição em folia como, por exemplo, ao município de Tibau do Norte, bem como pela implantação do Serviço Móvel de Urgência – SAMU que passou a atender na região uma demanda que antes era atendida somente pelo CBMRN.



SERTEN registrou irregularidades em 6 eventos e manteve elevada demanda de serviços no carnaval



O trabalho preventivo de divulgação realizado pelo Corpo de Bombeiros, por meio da convocação e orientação junto aos produtores de eventos, associado ao “efeito Santa Maria de 2013”, gerou um aumento significativo de ações do Serviço Técnico de Engenharia da instituição (SERTEN) visando garantir maior segurança aos eventos com aglomeração de público, realizados com uso de estruturas metálicas, geradores, trios elétricos, entre outros equipamentos.

Em 2014, os bombeiros realizaram cerca de 200 ações de análises e vistorias em todo o estado, mantendo praticamente o mesmo índice de 2013 quando foram realizados 195 atendimentos, um aumento de 270% se comparado ao mesmo período em 2012, quando foram realizadas apenas 54 intervenções desta natureza.

Segundo o Coronel Elizeu Lisboa Dantas, Comandante Geral do CBMRN, a manutenção da elevada demanda dos serviços do SERTEN em 2014 reflete uma maior conscientização, por parte das prefeituras e organizadores de eventos, sobre a necessidade de buscarem os órgãos públicos para regularização dos seus eventos.

“A intensificação das fiscalizações do SERTEN, na capital e no interior, bem como um trabalho prévio de orientação com o auxílio dos órgãos de comunicação, resultou em uma elevada demanda de atendimentos ao Corpo de Bombeiros. Nas áreas fiscalizadas pelo SERTEN não foram registradas ocorrências relativas às estruturas, o que mostra o bom desempenho das equipes de vistorias e análise de projetos. Também não foram registrados afogamentos nas praias monitoradas pelo CBMRN”, destacou o Comandante do CBMRN.

Foram registrados 6 interdições de eventos durante o carnaval no RN. Na região metropolitana e cidades vizinhas, os profissionais do Serviço Técnico de Engenharia emitiram o “auto de proibição de deslocamento” para os trios elétricos contratados pela Prefeitura de Parnamirim para o carnaval da praia de Pirangi. Os veículos contratados para animar o carnaval no litoral sul do estado estavam com a altura incompatível com a rede elétrica da COSERN.  No sábado (1), os técnicos do Serten interditaram, temporariamente, o carnaval do município de Poço Branco que apresentou necessidades de ajustes na estrutura montada. O evento em Poço Branco foi liberado pelos bombeiros, no domingo (2), após as correções necessárias.

Na região Seridó, dois eventos foram interditados por não apresentarem nenhum documento para legalização dos mesmos. As ações ocorreram nos municípios de Ipueira e Jardim de Piranhas. Os organizadores iriam realizar o carnaval a revelia dos órgãos públicos e, após uma denúncia, foram notificados pelo Corpo de Bombeiros e as documentações remetidas à delegacia de policia civil da região para apuração dos fatos.

No Oeste, também foram realizadas duas interdições em eventos.  Os organizadores dos carnavais dos municípios de Almino Afonso (mercado público) e Grossos (trio elétrico) não apresentaram os documentos necessários e as condições de segurança foram consideradas impróprias pelos CBMRN. A polícia civil irá investigar uma denúncia de desobediência à interdição imposta pelos Bombeiros ao carnaval no mercado público de Almino Afonso. Segundo denúncias, a folia naquele município foi reiniciada após a saída dos técnicos do CBMRN. O caso já foi apresentado ao Ministério Público.



Baixa-mar colaborou com a atuação dos Guarda Vidas no carnaval



Durante todo o Carnaval 2014, sessenta guarda vidas estiveram distribuídos em 15 postos de salvamentos a fim de garantir uma maior proteção das praias e balneários, da capital (50) e interior (10).

Neste período, a Seção de Salvamento Aquático do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) do CBMRN realizou 7 atendimentos, ou seja, 59% a menos do que comparado ao mesmo período no ano passado, quando os Guarda Vidas realizaram 17 atendimentos.

Entre as ocorrências registradas no litoral potiguar estão: resgate de corpo submerso (1), salvamento aquático (1), atendimento pré hospitalar (1), mal súbito (1), auxílio ao público (1), busca de pessoa desaparecida no mar e evacuação de banhistas do mar (1).

As ocorrências foram atendidas nas Praias das Emanuelas (2), Meio (1), Camurupim (1), Ceará (1), Macau (1) e na Lagoa do Bonfim (1). O caso mais inusitado ocorreu na terça-feira (4), em Macau, quando os bombeiros precisaram retirar os banhistas do mar em função da presença de tubarões. Ninguém se feriu.

De acordo com o Tenente Roberto Junior, Chefe da Seção de Salvamento Aquático do GBS, a queda acentuada no número de atendimentos no litoral contou com a colaboração da natureza. “Os dias de carnaval coincidiram com o período em que a maré esteve baixa durante os horários de maior concentração de público nas praias, ou seja, entre 10 e 14 horas. Em função destes fenômenos naturais tivemos menos necessidades de intervenções por parte dos Guarda Vidas no litoral!”, destacou.

Entre os atendimentos, os Guarda Vidas foram acionados no sábado (1) para resgatarem o corpo de um homem que estava submerso na Lagoa do Bonfim, no município de Nísia Floresta. A vítima pilotava um jet ski quando teria perdido o controle e caído na água. Segundo informações de testemunhas, a vítima pilotava o veículo aquático sem equipamento de segurança. Além deste óbito, o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública registrou mais três mortes por afogamentos, sendo um no açude Tapuia, no município de Sítio Novo, 01 em Barra do Rio e 01 em Barra do Cunhaú, em Canguaretama. Os dados de óbitos registrados em meio líquido são idênticos ao mesmo período do ano passado, ou seja, 33% a menos que em 2012, quando foram seis casos de morte por afogamento durante o Carnaval.

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Também os marginais foram todos presos antes carnaval, rsrsrsrsrsrs graças a deus

    ResponderExcluir

FAÇAM SEUS COMENTÁRIOS E AGUARDEM PUBLICAÇÃO: