sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Avatar

O QUADRO DA SAÚDE NO BRASIL: Homem morre depois de esperar três dias por vaga em UTI pública

Um homem morreu na manhã desta sexta-feira (28/11) ao não conseguir vaga em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pública. O vigilante Moisés Nunes Alkmim Barbosa, 36 anos, teve uma parada cardíaca num ponto de ônibus do Setor de Rádio e TV Sul, foi atendido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu. Morreu minutos depois de dar entrada no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF). 

Segundo familiares, ele começou a se sentir mal em casa, em São Sebastião, na última terça-feira (25/11). Procurou atendimento no Hospital do Paranoá e ficou em observação das 10h às 15h. 


De acordo com o Correio Braziliense, a equipe médica da unidade de saúde constatou a gravidade da situação --ele tinha insuficiência cardíaca-- e tentou transferí-lo para uma UTI em outro hospital mais equipado, mas não havia vagas. Moisés retornou para casa. Na manhã dessa quinta-feira (27/11), ele recebeu a visita de um médico do programa Saúde em Casa. 

O profissional teria alertado que ele corria risco de morrer se não fosse tratado o mais rápido possível e reiterou a necessidade de internação. Na manhã desta sexta (28/11), Moisés, a esposa e a irmã saíram de casa, no Paranoá, rumo ao Hospital de Base, mas ele passou mal assim que desembarcou do ônibus. Uma equipe do Samu foi acionada e tentou reanimar o vigilante por 40 minutos. Levado ao HBDF, os médicos tentaram reverter o quadro com medicamento para aumentar a força cardíaca, mas as tentativas foram em vão. O óbito de Moisés foi confirmado às 10h15.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇAM SEUS COMENTÁRIOS E AGUARDEM PUBLICAÇÃO: