domingo, 9 de novembro de 2014

Avatar

Sabatistas inscritos no ENEM têm horário diferenciado na aplicação de provas

Alexsandro Cruz é sabatista e esqueceu d elevar comida para provas do Enem neste sáabdo (8) (Foto: Felipe Gibson/G1)G1 RN - Os sabatistas  inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram recebidos com abraços e copos de água na manhã deste sábado (8) em Natal. 

O grupo só vai começar a fazer as provas a partir das 18h. Durante o período da tarde, os estudantes precisam permanecer sentados em seus locais de prova e não podem manter comunicação. 

No ano passado, os inscritos ocuparam 13 salas em Natal, mas não foi permitido nenhum tipo de manifestação religiosa, como por exemplo realizar o culto ao pôr do sol do sábado, costume dos adventistas, nem mesmo foi permitido ler a Bíblia.

No Rio Grande do Norte, o grupo dos sabatistas inclui adventistas do sétimo dia e judeus ortodoxos. É permitido que eles levem água e comida. Mesmo assim, alguns chegaram ao local sem alimentação. "Eu me esqueci de trazer comida. A água eu acabei de ganhar uma garrafinha, mas vou comprar mais algumas e uns sanduíches para comer durante a tarde", disse Alexsandro Cruz, de 30 anos.

Como forma de apoio, além das orações que estarão sendo feitas nos templos pelos demais fiéis, para todos os candidatos, a Agremiação dos Universitários Adventistas do Rio Grande do Norte, armou uma tenda à porta da instituição e distribuirá garrafas de água e abraços, como forma de motivação.
Em Natal, os sabatistas fazem o exame na UniFacex, localizada na Zona Sul da cidade. 

A estudante Fernanda Ferreira é uma das pessoas que se inscreveram como sabatistas. Ela reserva o período entre o pôr do sol da sexta-feira e pôr do sol do sábado para realizar atividades espirituais e ajuda humanitária. Segundo Fernanda, “esse momento é uma oportunidade de testemunhar a fé que tenho em Deus. Ele sabe o que é melhor para nós e estará ao nosso lado”.

A guarda do sábado faz parte da doutrina bíblica seguida pela Igreja Adventista do Sétimo Dia e é baseada na crença de que, ao terminar de criar o planeta Terra, Deus descansou no sétimo dia, o abençoou e o reservou para adoração.

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Olá amigo jair muito bom seu trabalho afrente do blog, tenho um blog também aqui em lajes, acompanho vc faz alguns anos, te coloquei na lista de blogues que tenho, queria se possivel vc colocasse o meu ai também, uma mão ajuda a outra, vc faz parte daquele grupo de blogueiros no ZAP ZAP? veja o link do meu http://cabuginoticia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

FAÇAM SEUS COMENTÁRIOS E AGUARDEM PUBLICAÇÃO: