quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Avatar

Sesap discute melhorias na assistência materno-infantil do Seridó‏

Nesta terça-feira (11) o Secretário de Estado da Saúde Pública, Luiz Roberto Fonseca, esteve reunido com os prefeitos dos municípios de Caicó, Vilton Cunha e Currais Novos, Roberto Germano e com a promotora da saúde, Iara Pinheiro, para discutir melhorias para a questão da assistência materno-infantil na região do Seridó.

O Secretário Luiz Roberto demonstrou preocupação quanto aos casos de mortes maternas evitáveis ocorridas na região Seridó e defendeu a necessidade dos entes municipais atuarem mais intensivamente no fortalecimento das ações da assistência básica, assumindo suas responsabilidades. “As cirurgias eletivas, parto de risco habitual e atendimentos de baixa e média complexidade, são atribuições do município, que recebe recursos financeiros do Ministério da Saúde para tais fins. O SUS é tripartite e necessita do empenho de todos os entes para que se torne efetivamente resolutivo”, disse.

De acordo com disse a Subcoordenadora de Ações de Saúde da Sesap, Ivana Queiroz, “a Sesap tem feito a gestão dos casos de óbitos, com monitoramento das condicionalidades que levaram à ocorrências dos óbitos. Mas a atenção básica, com o pré-natal de alto risco, tem papel fundamental para diminuir as complicações que chegam nas maternidades”.


Na próxima quarta-feira (19) o secretário irá ao município de Caicó para discutir mais uma vez o atendimento obstétrico com os demais municípios da região. Está prevista um encontro com a Associação Municipal do Seridó Oriental (AMSO) para que seja feita uma pactuação dos serviços de responsabilidade municipal ofertados no Hospital Mariano Coelho, em Currais Novos, junto aos Prefeitos e Secretários da região do Seridó Oriental. “Realizar uma cooperação entre entes públicos (município e Estado) é uma forma de melhorar a assistência, como já ocorre no Hospital de Canguaretama”, disse o secretário.

A promotora Iara Pinheiro, relatou que o Ministério Público tem acompanhado os casos de óbitos e complicações graves ocorridos na região. “A Sesap tem a obrigação de manter e dar suporte aos hospitais pólos, de alta complexidade que possam atender à demanda regionalizada e de referência da Rede. Já os serviços de menor complexidade, necessários para a realização dos partos de risco habitual, são de responsabilidade dos municípios, que têm gestão plena dos recursos em saúde”, disse.

Também acompanharam a reunião a presidente do Comitê Estadual de Mortalidade Materna, Maria do Carmo Melo, além de representantes das secretarias de saúde dos municípios de Caicó e Currais Novos, das direções dos hospitais regionais da IV região, da Coordenadoria de Operações de Hospitais e Unidades de Referência (Cohur), Coordenadoria de Promoção a Saúde (CPS) e IV Unidade Regional de Saúde Pública (URSAP).

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇAM SEUS COMENTÁRIOS E AGUARDEM PUBLICAÇÃO: