quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Avatar

Promotor lamenta ausência do prefeito, DNOCS e vereadores na audiência em Jucurutu

Como explicar a falta d’água em Jucurutu, se a tão prometida adutora funciona 24 horas, e o ponto de captação da Barragem Armando Ribeiro ainda encontra-se favorável ao abastecimento da cidade. 

Para o promotor Fausto França, em entrevista ao Blog do Marcos Dantas muitos destes problemas seriam resolvidos se houvesse por parte dos governantes um interesse bem maior, deixando de lado todas as ressacas eleitorais. França lamentou a pouca presença de lideranças políticas, como o prefeito, quase 99% da Câmara Municipal, e representante de outros segmentos, dentre eles o próprio DNOCS.



Procópio: “É muita incompetência deixar faltar água em uma cidade as margens de 3 bilhões d’água”

População revoltada com a falta d'água na cidade de Jucurutu - Foto: Marcos Dantas
População revoltada com a falta d’água na cidade de Jucurutu – Foto: Marcos Dantas

A situação com a falta d’água em Jucurutu tem mudado a rotina da população. A própria secretaria municipal de educação foi obrigada a reduzir o ano letivo por causa dessa falta d’água. Os colégios muitas vezes fecharam as suas portas pela falta d’água.

E tudo isso, sem que a CAERN deixe de cobrar dos jucurutuenses a tarifa mínima de 25 reais por uma água muitas vezes não consumida. Para José Procópio de Lucena, presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Piancó, Piranhas, Açu , uma cidade como Jucurutu está entre quase três bilhões de metros cúbicos d’água, é muita incompetência política deixar faltar água na cidade.

CAERN chegou a ter interesse na obra da adutora, mas foi “escanteada” pelo DNOCS


José Nilson ao lado do técnico do escritório local da Caern - Foto: Marcos Dantas
José Nilson ao lado do técnico do escritório local da Caern – Foto: Marcos Dantas

Na audiência, o diretor-regional da CAERN, José Nilson deixou claro que o objetivo da construção da adutora era deixar Jucurutu independente do Rio Piranhas. A companhia chegou a fazer um estudo da adutora, que junto com a governadora foi apresentado ao Ministro da Integração, que preferiu tirar a obra da CAERN e passa-la para o DNOCS.

Após concluída, além de não ter levado em consideração a dimensão de abastecimento da cidade, passou a ofertar apenas 50 metros cúbicos por hora, diferentemente dos 140 metros cúbicos quando o abastecimento era pela captação do Rio Piranhas.

Ministério Público Federal confirma que investiga denúncias de irregularidades na Adutora de Jucurutu

Dr. Bruno ao lado de Fausto França - Foto: Marcos Dantas
Dr. Bruno ao lado de Fausto França – Foto: Marcos Dantas
Até pouco tempo Jucurutu era abastecida pelas águas do Rio Piranhas, captada pela CAERN. Mas, diante da dificuldade dessa água que é liberada do Açude Coremas chegar até Jucurutu, à solução prometida e amplamente divulgada na imprensa foi uma adutora de engate-rápido trazendo água da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves. Na obra feita pelo DNOCS foram investidos quase 3 milhões de reais, e , acreditem a situação que não era boa ficou pior.

Tanto que em entrevista ao Blog do Marcos Dantas, o Ministério Público Federal, através do Procurador Bruno Lamenha confirmou ter solicitado uma auditoria feita pela Controladoria-Geral da União, para apurar os motivos que a adutora não tem funcionado a contento. Auditoria esta já realizada na semana passada em Jucurutu.

Matérias: Por Marcos Dantas - Sistema Rural de Comunicação 

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇAM SEUS COMENTÁRIOS E AGUARDEM PUBLICAÇÃO: